segunda-feira, 25 de julho de 2011

Geleia de Pimenta Dedo de Moça



Essa geleia cai muito vem com uma torradinha e uma pasta de ricota feita a base de pimenta calabresa e rúcula.
Ai vai a receita da geleia:
Pegue um pimentão vermelho bem grande e corte em cubinhos beeeeem pequenininhos. Atenção: não esqueça de retirar TODAS as sementes do pimentão, assim como aquela nervurinhas quase transparentes dentro dele, se você não fizer isso, a sua geléia vai ficar bem azedinha. Após feito isso, pegue 500g de pimenta dedo de moça fresca (tem que comprar na feira) e faça o mesmo processo que fez no pimentão: sem sementes e sem nervurinhas, senão ninguém vai aguentar comer de tão ardida. Por favor, não sejam preguiçosos e tentem usar liquidificador ou processador, pois não vai dar certo. Tem que ser desse jeito. Após feito tudo isso, reserve num recipiente.
Pegue meio quilo de açúcar e 1 xícara de suco de limão. Em uma panela, misture primeiro o pimentão, a pimenta e o suco de limão. Vá acrescentando o açúcar aos poucos e NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA pare de mexer, ou sua receita vai virar um melado irreconhecível. Mexa até dar o ponto de geleia. (para saber qual o ponto de geleia, pegue um copo com água fria e coloque algumas gotas da geleia dentro dele, se elas endurecerem, está na hora de parar). Não se preocupe se quando você desligar o fogo, a mistura pareça muito líquida, pois depois que esfriar, vai ganhar a consistência ideal. Para isso, reserve a geleia em um pote de vidro em temperatura ambiente.

Dica da Bia: PELO AMOR DE DEUS!!! Quando vocês forem cortar o pimentão e as pimentas, usem luvas! Quando eu fiz pela primeira vez, não usei e passei quase uma semana com as mãos pegando fogo!

Dica da Bia 2: Um cabernet sauvignon cai bem com esse "canapé" bem docinho, ainda mais se acompanhado com a pastinha de ricota que eu falei lá em cima!

2 comentários: